Total de visualizações de página

http://www.eco4planet.com/pt/

sábado, 24 de abril de 2010

Mais um problema para os oceanos...


Acidificação dos oceanos

"Sempre me pergunto por que são tão poucas as iniciativas voltadas para a conservação marinha no Brasil, mas particularmente em São Paulo. Ontem fui participar de uma mostra de vídeo aqui em São Paulo, na Sala Crisantempo. Um espaço muito legal e que tem realizado mostra de filmes ambientais dos mais variados.

Eu já tinha ido lá algumas outras vezes para debates e até mesmo para a projeção do filme O Mar é Nosso?

Ontem fui assistir a um documentário que fala sobre a questão da acidificação dos oceanos. O nome do filme em inglês é a A SEA CHANGE (site do filme: http://www.aseachange.net/), traduzido no Brasil para MUDANÇAS NO MAR.

O filme é sensacional e uma grande pena que ele tem circulado tão pouco no Brasil.

Pude participar ontem de uma mesa de debate com um dos diretores do filme Daniel de La Calle.

Você deve estar se perguntando que raios é essa tal de acidificação. Já temos outras ameaças complicadas, aquecimento global, pesca predatória, branqueamento de corais, desmatamento... mas esse tal de acidificação você nunca tinha ouvido falar, não é?

Pois é. O filme conta exatamente a história de um jornalista que leu um artigo sobre o assunto e ficou indignado ao perceber que essa ameaça, ainda invisível é tão prejudicial a biodiversidade marinha e por conseqüência a toda vida no Planeta Terra e acabaram escrevendo esse roteiro. Você pode assistir ao trailler aqui e ainda acessar o blog do filme.

A acidificação ocorre devido a absorção de CO2 da atmosfera pelos oceanos. Isso ocorre naturalmente e sempre ocorreu. A grande diferença é que agora temos muito mais CO2 na atmosfera e os oceanos estão absorvendo cada vez mais e ficando mais ácidos, afinal, se você misturar CO2 + H2O --> H2CO3, que é um ácido carbônico.

E qual é o problema da acidificação? Muitos. O primeiro deles é que como qualquer ácido, pense por exemplo na coca cola, enfraquece muitos materiais, dentre eles as conchas. Os animais com conchas são a base da cadeia e acabam morrendo e desestabilizando toda a vida marinha.

Aí, se não bastasse o aperto no peito que senti ao ver o filme ontem, chego hoje no escritório e fazendo uma busca em jornais internacionais percebo que o assunto está na pauta da mídia. Segundo a National Research Council, dos Estados Unidos, os mares estão absorvendo mais de um milhão de toneladas de CO2 por hora. Isso equivale a um terço de todas as emissões deste gás no globo. O aumento desses níveis cresce a uma velocidade nunca antes vista, de acordo com o estudo publicado nesta quinta-feira.

Desde o início da era industrial, há cerca de 200 anos, os oceanos do planeta já ficaram 30% mais ácidos, dizem os pesquisadores americanos. Não dá para acreditar!
Nesse ritmo, as previsões são catastróficas. Até o final do século, os mares aumentariam seus níveis de CO2 em 200%, conforme James Barry, um dos autores do estudo.
A acidificação está mudando a química dos oceanos numa escala e numa magnitude maiores do que se imagina ter ocorrido com a Terra milhões de anos atrás. E espera-se que isso provoque alterações no crescimento e na sobrevivência de uma ampla variedade de organismos marinhos. Como esses diferentes e belos seres aqui embaixo.

E o pior de tudo isso?
Ninguém aqui no Brasil está preocupado com o fato do aquecimento global estar ameaçando os oceanos, com o fato de estarmos perdendo a base da nossa cadeia marinha e que isso afetará toda a nossa vida e o planeta. Ninguém está preocupado com a morte dos corais, que estão sofrendo branqueamento. Ninguém está preocupado com a proteção dos oceanos... e isso me dá um aperto no peito maior ainda.

Espero que existam muitas outras iniciativas como essa da equipe do Sea Change e da Sala Crisantempo... para que a cada dia mais pessoas estejam preocupadas com a saúde e proteção dos nossos oceanos. Afinal, são eles os responsáveis pelo equilíbrio da temperatura do planeta."

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/