Total de visualizações de página

http://www.eco4planet.com/pt/

terça-feira, 23 de março de 2010

Agropecuária avança na próxima década

Entre uma queixa e outra contra a legislação ambiental do país, o Ministério da Agricultura aparece com números oficiais mostrando que a produção continua muito bem, obrigado. É isso o que demonstram relatórios divulgados pelo governo nesta quinta-feira.

Segundo os dados oficiais, a produção de grãos e de carnes deve crescer 37% nos próximos dez anos. No Mato Grosso, estado que costumeiramente está no topo das listas de desmatamento, estima-se que o cultivo de soja avance 55,6% no mesmo período. São dez milhões de toneladas a mais do grão e 2,46 milhões de hectares extras. E ainda tem quem fale que o Código Florestal, do jeito que está, inviabiliza o agronegócio no Brasil.

(05.03.2010)


E uma nota antiga, mas interessante, sobre a soja:

Soja é responsável direta pelos desmatamentos, diz estudo.

Já existiam fortes indícios de que a soja é um grande vetor de desmatamento na Amazônia. Após cruzarem dados de satélites, mapas de perda de cobertura vegetal e pesquisas de campo, cientistas do Brasil e dos EUA estimaram que entre 2001 e 2004 foram convertidos diretamente para áreas de sojicultura 5.400 km2 quadrados de floresta apenas no Mato Grosso.

Em artigo sobre o novo estudo, publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA e liderado por Douglas Morton, especialista em sensoriamento remoto da Universidade de Maryland, revela-se que é falsa a idéia de que o cultivo de soja se instala em áreas que foram desmatadas para pastagens. Segundo a pesquisa, o desmatamento para dar lugar aos grãos subiu 10% no período analisado, enquanto para dar lugar às pastagens houve um decréscimo de 12%. A destruição trazida pela soja é acelerada, faz uso intensivo de tecnologia e tem potencial de se espalhar para outras regiões da floresta

Os cientistas apontam ainda que as taxas de desmatamento estão diretamente relacionadas ao preço da commodity. Os períodos mais críticos foram em 2003 e 2004, época em que a cotação da soja estava mais alta. Leia abaixo o resumo do artigo:


PS: Esse post vai especialmente para Évellin, que comentou no post sobre o consumo de carne, falando sobre o plantio de soja e seus danos.