Total de visualizações de página

http://www.eco4planet.com/pt/

segunda-feira, 15 de março de 2010

Não há vida que sobreviva (Corais e sua importância) Greenpeace


Os oceanos começam o ano com uma grande matéria no jornal O Estado de São Paulo. Apesar da baixa cobertura de imprensa que nossos mares recebem normalmente e da baixa atenção política e da sociedade civil sobre o estado dos oceanos no Brasil e no mundo, esse ano ele começam com destaque na imprensa nacional (essa só para assinantes).

A matéria, descreve os impactos que o aquecimento global traz para o fundo dos mares, principalmente para os recifes de corais, o que acaba desencadeando uma série de problemas para a biodiversidade marinha.

Algumas áreas recifais do Brasil já sentem esse impacto apresentando evidências de acidificação e branqueamento de corais, como por exemplo na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – a maior área recifal do Atlântico Sul.

O que ficou faltando dizer na matéria foi o importante papel que os oceanos desempenham como sumidouros de CO2 – um dos gases de efeito estufa. Cobrindo 70% da superfície do planeta, eles são responsáveis por absorver até ¼ do CO2 emitido pelas ações humanas. Infelizmente, esse papel pode estar sendo prejudicado devido a alta emissão de gás carbônico e também devido ao descaso de políticas públicas e da sociedade civil em proteger e manter limpo nosso mares. Afinal, são eles que contribuem na regulação do clima do planeta e prestam diversos serviços ambientais, além é claro do lazer, locomoção e alimentos.

Fonte: http://www.greenblog.org.br/?tag=oceanos&paged=2


Os recifes de coral são estruturas calcárias que cresceram ao longo de milhões de anos, sendo a sua superfície recoberta pelos corais (pólipos) e micro algas que permeiam seu tecido (zooxantelas), formados principalmente nas regiões tropicais mais rasas do oceano.
Os recifes de coral e as regiões coralíneas em geral apresentam uma biodiversidade de grande variedade e rica em vida. Abrigam aproximadamente 25% da vida marinha e representam um importante elo não só na cadeia alimentar como na harmonia da vida marinha.
Em algumas regiões os recifes de coral servem de barreira para evitar a erosão da costa pelas ondas do mar.
Levantamentos publicados indicam que mundialmente temos dezenas de milhões de pessoas nas regiões litorâneas que vivem da atividade pesqueira e que esse número passa para centenas de milhões se considerarmos também a atividade turística.
O grande pulmão da Terra, responsável pela produção de 70% do oxigênio que respiramos, é representado pelas plantas existentes no oceano, sejam na forma de fitoplânctons, leitos de grama marinha e de macro ou micro algas encontradas principalmente nos ambientes coralíneos.
O Oceano que cobre 3/4 da superfície da Terra é um grande reprocessador do CO2 de nossa atmosfera. A morte dos corais e suas algas, causada pelo branqueamento, reduz esta capacidade e aumentam a acidificação do oceano.
Fonte: www.sobrevivenciadoscorais.com.br